30 de dezembro de 2012

Livros de 2012

Não comento os livros que vou lendo, porque já há muitos blogs que o fazem e bem melhor do que eu. Mas porque o final de ano é feito de balanços, aqui fica a lista dos livros de 2012 e alguns comentários.

Sete dias para a eternidade - Marc Levy

As aventuras de Alice no País das Maravilhas - Lewis Carroll

Alice do Outro Lado do Espelho - Lewis Carroll

A breve segunda vida de Bree Tanner, 
uma novela de eclipse - Stephenie Meyer

A Fórmula de Deus - José Rodrigues dos Santos

Nos Passos de Magalhães - Gonçalo Cadilhe

1Q84 Livro 1 - Haruki Murakami

Um homem com sorte - Nicholas Sparks

Mensagem do Vietname - Danielle Steel

1 Km de cada vez - Gonçalo Cadilhe

Orgulho e Preconceito - Jane Austen

Depois de ti - Diana Mendonça

As coisas que nunca dissemos - Marc Levy

O Contrário do Amor - Julie Buxbaum

Amar em Francês - Ellen Sussman

A Força dos Afectos - Torey Hayden

Dei-te o Melhor de Mim - Nicholas Sparks

Só Te Amo até Terça-feira - Rosa Luna

Casper, o gato viajante - Susan Finden

Fantasia - invenção, criatividade e imaginação na comunicação visual - Bruno Munari

Romance em Amesterdão - Tiago Rebelo

Uma gata, um homem e duas mulheres - Junichiro Tanizaki

Nicholas Sparks - Este ano li dois livros dele, mas depois de 14 livros já não há nada que me surpreenda neste autor. Cheguei a adivinhar os dramas e os finais só com ligeiros erros. Ou eu estou a ficar uma versão do Poirot para livros do Nicholas Sparks, ou então este autor precisa de renovar a escrita.

Marc Levy - Descobri este autor no final do ano passado e também li dois livros dele, mas ao contrário do Nicholas, gostei especialmente dos livros e foram uma lufada de ar fresco no que toca a romances.

Tiago Rebelo - Depois do desastre que foi o livro "Para ti uma vida nova", não me atrevia a ler outro livro deste autor, mas este ano decidi dar o braço a torcer e voltar a experimentar... E definitivamente, Tiago Rebelo não é a minha praia.

José Rodrigues dos Santos - Como sempre a versão portuguesa do Dan Brown, mas ao contrário do Codex 632 que achei muito massudo, gostei da Fórmula de Deus, apesar de às tantas me perder nos conceitos da Física, no essencial, consegui acompanhar as ideias do autor.

Gonçalo Cadilhe - Ler os livros dele faz mal às almas que gostam de viajar, porque nos faz querer largar tudo e partir em viagem. Gosto dos livros do Gonçalo Cadilhe, não só pelos lugares e povos que ele descreve, mas também pela escrita simples onde consegue transmitir ao leitor de forma especial o melhor das viagens.

Paulo Coelho - Este ano não li nada do Paulo Coelho e por isso posso considerar como um ano perdido em termos literários. O problema foi o tão aguardado "Manuscrito encontrado em Accra", ainda não ter chegado a Portugal.

Torey Hayden - Já há algum tempo que tinha alguma curiosidade e vontade de ler os livros desta autora, este ano li pela primeira vez um livro dela e sem dúvida que será uma escritora a repetir.

Bruno Munari - Descobri este designer através do Mestrado e preparação para a tese. Mas apesar de o livro que li sobre a Fantasia, parecer que não interessa ao grande público, a verdade é que tanto os pais como educadores de infância têm muito a aprender com este livro. Desenvolver a criatividade, fantasia e imaginação deverá ser sempre uma preocupação na educação e desenvolvimento das crianças. Porque uma criança com imaginação, será um adulto com facilidade na resolução de problemas.

Jane Austen - Já tinha uma vez começado a ler "Orgulho e Preconceito" mas na altura o livro não me agradou. No verão vi o filme (e depois de me apaixonar pelo Mr. Darcy), voltei a pegar no livro e gostei muito mais desta vez. Jane Austen e os seus clássicos, serão seguramente uma futura companhia na mesinha de cabeceira. 

Lewis Carrol - Este homem é um génio no que toca a imaginação, fantasia e criatividade!


Entretanto decidi compilar dentro da forma do possível os livros que tenho lido nos último anos num álbum do Pinterest, a quem interessar pode ser visto aqui.

2 comentários:

  1. Olá Margarida,

    Sabes, em relação a Nicholas Sparks partilho do mesmo sentimento :(... Acho que está a ficar demasiado pevisível!!!

    Tenho pena que Tiago Rebelo não te tenha encantado! Por acaso é um autor que gosto bastante.

    Em relação so José Rodrigues dos Santos lê o livro O sétimo selo, é do melhor!

    Sou suspeita para falar da Torey... Adoro o trabalho dela e a escrita dela!!!

    Marc Levy foi a minha grande descoberta deste ano!!! Fenomenal, é apenas o que tenho a dizer.

    Em relação aos outros autores, vou estrear-me com Jane Austen. Paulo Coelho já não leio há muitos anos... Também me cansei um pouco (li quase todos os livros dele seguidos).

    Bom Ano Margarida! Espero continuar a "ver-te" por aqui!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom ano também para ti!
      Espero também encontrar-te por aqui e pelo teu blog.
      Beijinho*

      Excluir